Manuais / Equipamentos


Arduino UNO



O Arduíno é uma placa única, projetada com um microcontrolador, no nosso caso o ATMEGA328P-PU, com suporte de entradas/saídas incorporado e ainda uma linguagem de programação modelo que é o C/C++. 


O objetivo da criação do Arduíno foi disponibilizar ferramentas flexíveis e fáceis de usar por profissionais e amadores a baixo custo. Uma típica placa de Arduíno é composta por um controlador, algumas linha de entradas / saídas digitais e analógicas, além de uma interface serei ou USB que é usada para programa a placa e interagir em tempo real. 

Neste link encontra-se toda a informação necessária sobre este arduino:




Sensor Fotoeléctrico E3F2DS30C4 OMRON




Sensor Fotoelétrico Cilíndrico com amplificador embutido!

• Cilíndrico tamanho M18
• Materiais da Carcaça: Plástico, Latão e Aço inoxidável
• Modelos axial e radial
• Grau de proteção IP67
• Modelos DC com conectores para fácil manutenção
• Modelos com Função de Supressão de Fundo
• Grande faixa de tensão de operação (10 a 30 VDC ou
24 a 240 VAC)



Os sensores fotelétricos também conhecidos por sensores óticos, têm como base a transmissão e receção de luz, que pode ser refletida ou bloqueada pelo objeto a ser detetado. Estes são constituídos por dois circuitos básicos. Um deles é responsável pela emissão de um feixe de luz e denomina-se transmissor ou emissor, sendo o outro encarregue pela receção do feixe de luz e denomina-se recetor.
O primeiro envia um feixe de luz através de um foto díodo, que emite flashes, com alta potência e curta duração, para evitar que o recetor confunda a luz emitida pelo transmissor com a luz do próprio ambiente. O recetor é constituído por um foto transístor sensível á luz e conjuntamente com um filtro sintonizado na mesma frequência de pulsação dos flashes do transmissor, fazem com que o recetor conheça simplesmente a luz do emissor.

Sensor E3F2DSC4_Datasheet

Manipulador Robótico




O robô possui 6 eixos que podem ser controlados manualmente com o “joystick” presente na unidade de programação ou consola de programação. Esta serve também, para criar diversos programas usando linguagem específica indicada nos manuais do manipulador, para definir sistemas de coordenadas, definir objetos de trabalho e ferramentas, selecionar e gravar programas, aceder às características do sistema e para muitas outras tarefas não tão relevantes para o projeto.


ABB_Manual_S4C

ABB_Manual_RAPID




Polidora




Para efeitos de polimentos foi usada uma máquina de 170 w de potência denominada esmeriladora que para o efeito em causa funcionou como polidora. Para isso, foi trocado um dos discos de uma das extremidades por um disco de polir incluído no conjunto da máquina